segunda-feira, 24 de maio de 2010

OFICINA DE BANDEIRAS DO DIVINO

A oficina de bandeiras do Divino foi realizada no ano de 2005 no CEP de Salesópolis..
O Professor Cido orientava na pintura, Léia e Júlia na costura, Tadashi fazia o acabamento final, eu providenciava o lanche e Lola apoio moral...
















Aí está o resultado.. ficaram lindas!

FOTOS SUB-IMPÉRIO DA FESTA DO DIVINO 2004



 
Santa Casa


Secretária de Educação


 
Fundo Social


Farmácia Rui Costa e Filho


E.M.E.F. Profª. Sônia Maria da Fonseca


 
E.M.E.F. Mestra Henriqueta


 
E.E.Profª. Olga Chakur Farah


Centro de Saúde



Asilo

                                                 






Creche Municipal
 
 

E.E.Profª. Rosa Maria de Souza


domingo, 23 de maio de 2010

A FESTA DO DIVINO...


Festa da igreja católica em que celebra a descida do espírito santo sobre os apóstolos e Maria,mãe de Jesus
 É a festa de pentecostes, que era celebrada 50 dias depois da Páscoa.
Mas em cada região em que é celebrada, ela tem suas particularidades. Até mesmo as datas não são as mesmas da festejada pela igreja. Em Salesópolis ela é sempre festejada na segunda semana de Julho.


SÍMBOLOS DA FESTA DO DIVINO

POMBA: Representa o Divino Espírito Santo. Forma pela qual se manifestou no batismo de Jesus, de acordo com a Bíblia Sagrada.


BANDEIRA: É o símbolo sagrado que representa o Espírito Santo. É sempre na cor vermelha com uma pomba branca no meio. Em algumas cidades a bandeira dos festeiros são maiores.

MASTRO: Símbolo oficial da festa. Nele é ostentada a bandeira do Divino e, tanto a bandeira quanto o mastro, devem ser providenciados pelo capitão da festa.


FESTEIROS E CAPITÃO DE MASTRO: O casal de festeiros é responsável pela festa. O casal de capitões de mastro é o seu auxiliar imediato. Juntos assumem a árdua tarefa de angariar fundos para bancar todos os custos, tomar decisões importantes, assumir compromissos antes e durante a festa do divino.


CORES: O Vermelho simboliza o fogo, forma pela qual, segundo relatos bíblicos, o Espírito Santo se apresentou aos apóstolos e a Virgem Maria no cenáculo. O Branco remete a paz.
Cada um dos dons do divino também tem sua cor:
Azul = Sabedoria
Prata = Entendimento
Verde = Conselho
Vermelho = Fortaleza
Amarela = Ciência
Azul Escuro = Piedade
Roxo = Temor de Deus



SUBIMPÉRIO: Antigamente eram altares montados pelos devotos em casas mais afastadas do centro. Em Salesópolis, teve início no ano de 2004, eles são montados principalmente nas escolas e estabelecimentos públicos. A sua inauguração conta com a presença dos festeiros, foliões, que comandam as orações e cânticos.


REZADEIRAS: A equipe de rezadeiras começam a sua peregrinação pelas casas dos devotos meses antes da festa.
Oram pelos donos das casas e pedem luz e força para os festeiros e capitães. Em Salesópolis teve início em 2005. Elas visitam muitas casas num trabalho abnegado, contribuindo para difundir a devoção ao Espírito Santo.


FOLIÕES: Grupo de cantadores e instrumentistas que tocam na festa do divino, principalmente nas Alvoradas e nos cortejos, após a Celebração Eucarística, indo em direção até o Império.



ENTRADA DOS PALMITOS: Lembra a chegada da população rural à cidade para participar do dia de Pentecostes. Agradece a Deus por mais um ano de boa colheita e de fartura. Hoje, o cortejo é aberto pelos casais de festeiros e capitões do mastro seguidos por grupos folclóricos e dos devotos que entoam cantos em louvor ao Espírito Santo. O cortejo com os carros de bois e charretes ornados com flores vermelhas e brancas. Em Salesópolis é encerrado em frente a Igreja Matriz com a benção dos devotos e animais.



IMPÉRIO: É o altar do Divino, em Salesópolis ele é montado ao lado da Matriz, no centro Pastoral. O altar tem sua decoração renovada a cada ano, é realizado sob a execução de pessoas que trabalham com muita criatividade e devoção. Sua abertura solene é feita pelos festeiros, pároco local, dos devotos e do povo em geral, marcam o início dos festejos, conforme reza a tradição. O império fica aberto durante todo o período dos festejos, para as orações dos devotos.


ALVORADAS: Tem inicio as 5:00hs e percorre as ruas da cidade com os festeiros a frente, seguidos pelos devotos com suas bandeiras. Durante o cortejo reza-se o terço, entoa-se cantos e orações pedindo os dons e as bençãos do Espírito Santo. Na chegada do cortejo após a benção, todo o povo é convidado a tomar um delicioso café com biscoito.
AFOGADO: Em Salesópolis, o afogado é servido após a entrada dos Palmitos aos participantes e ao povo em geral. É um prato feito a base de carne de boi, batata e pirão.


PROCISSÃO: Percorre as principais ruas da cidade, sempre acompanhado pelo pároco, festeiros, devotos com suas bandeiras, grupos folclóricos e povo em geral. Encerra na igreja Matriz onde é celebrada a missa solene e nomeado os novos festeiros.